Todos pertencemos a coletivos aos quais nos identificamos e partilhamos algo em comum, sejam saberes, fazeres, sentidos ou afetos. Nós compartilhamos e na troca nos constituímos, aprendemos a ser e somos. O projeto Movi, nasce do desejo de compartilhar saberes e fazeres de diferentes coletivos, comunidades e grupos migrantes. Tendo com objetivo o diálogo entre esses coletivos com foco em suas trajetórias, histórias e contribuições para Caxias do Sul. Com enfoque nos movimentos migratórios que constituíram e fazem parte da história da nossa cidade. Em 2024 ressignificou o projeto ampliando sua atuação para outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, buscando dialogar com diferentes trajetórias por meio da Arte e da Cultura.


Projeto financiado pela Lei 14.017/20200

1ª edição

Na primeira edição do Movi, o projeto dialogou com os saberes e fazeres da Imigração senegalesa em Caxias do Sul. Através de oficinas gratuitas online e presenciais, buscamos compartilhar e divulgar o conhecimento da comunidade imigrante que há 10 anos vem se fixando e transformando o cenário caxiense. 

Acesso gratuito: (317) Palestra: África, imigração e diáspora com Demba Sokhna - YouTube 

Acesso gratuito: (317) Palestra: Literatura e História Africana com Cristine Fortes Lia e Demba Sokhna - YouTube 

2ª edição

Participação na edição "Pertencer" do Coletivo Aldeia, evento gratuito na Tem Gente Teatrando em parceria com as mulheres turcas imigrantes de Caxias do Sul.



Projeto financiado via Pró-cultura RS 

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

3ª edição

Nós somos um grupo de pessoas de diversos lugares do Sul Global que buscam por dias melhores e por uma sociedade mais justa e humana. Estamos trabalhando juntos em prol da cultura, da arte e da ressignificação da história de Caxias do Sul.

O Ver o outro tem o objetivo de trazer para os espaços públicos da cidade uma narrativa sensibilizadora das imigrações contemporâneas e de sujeitos por meio da arte. Como vamos fazer isso? Acompanhe nas redes sociais!  

FacebookInstagram

Esta obra foi realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo 

ENTRE RIOS

O projeto ‘Entre rios: Histórias das avós e o patrimônio cultural das margens do Rio Pelotas’ busca ouvir, preservar a memória e comunicar histórias de vida de mulheres do campo que habitam nas margens do Rio Pelotas. Conhecendo a história das cidades de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS) por meio das histórias de mulheres que são chefes de família e agricultoras. Destacando os saberes e fazeres das matriarcas e as influências culturais indígenas da região do Campos de Cima da Serra. 

FacebookInstagram